Acompanhamento Cirúrgico a Pacientes Oncológicos de Cabeça e Pescoço

PROJETO DE EXTENSÃO

O acompanhamento cirúrgico a pacientes oncológicos de cabeça e pescoço permite aos alunos do sexto, sétimo e oitavo período do Curso de Fonoaudiologia da UFES assistir cirurgias de cabeça e pescoço que, na maioria das vezes, ocasionam alterações nas funções de respiração, deglutição, mastigação e/ou fonação. É um momento de aprendizado junto aos cirurgiões e residentes, no qual é possível observar as estruturas anatômicas acometidas pelo câncer, sanar dúvidas e adquirir novos conhecimentos junto com a equipe multidisciplinar.

Objetivo Geral: Acompanhar as cirurgias de pacientes oncológicos de cabeça e pescoço.

Objetivos Específicos:

- Participar como observador da cirurgia de pacientes oncológicos de cabeça e pescoço;

- Interagir com a equipe médica e multiprofissional;

- Possibilitar ao aluno de graduação em Fonoaudiologia a oportunidade de acompanhar cirurgias de cabeça e pescoço;

- Possibilitar um amplo e prático conhecimento anatômico de casos cirúrgicos de cabeça e pescoço.

Os acompanhamentos cirúrgicos a pacientes oncológicos de cabeça e pescoço ocorre semanalmente todas as sextas-feiras das 8 as 12hs no Centro Cirúrgico do HUCAM - UFES. São selecionados a cada semana três alunos do curso de Fonoaudiologia para acompanharem a cirurgia juntamente com a supervisora Prof. Dra Michelle Guimarães. Vínculo PROEX – UFES.

Contatos:

Email – guima.michelle [at] gmail.com