Apoio e Aconselhamento às Mães que Amamentam.

PROJETO DE EXTENSÃO

O Projeto de Apoio e Aconselhamento às Mães que Amamentam é uma estratégia que previne mortes infantis e promove a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida. Nos dias atuais essa prática vem sendo bastante estimulada pelos profissionais da saúde, porém é alto o índice de gestantes que ainda não tem conhecimentos sobre a amamentação. OBJETIVO GERAL: Divulgar a importância do Aleitamento Materno para a população do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Estimular a participação dos alunos na atenção à saúde dos recém-nascidos e da família, capacitando-os os futuros profissionais para trabalharem junto à comunidade.

• Promover saúde fonoaudiológica do recém-nascido de alto risco por meio de participação em ações hospitalares.

• Orientar e incentivar o aleitamento materno.

• Criar a conscientização em todos de que, apesar do aleitamento materno ser um ato natural, precisa de apoio da família, dos profissionais de saúde, empregadores, e, especialmente da mídia e dos formadores de opinião.

• Espera-se minimizar as sequelas fonoaudiológicas.

O projeto é realizado nos Setores da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Maternidade e Banco de Leite do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM). Os alunos realizam orientações em relação ao Manejo da Lactação e sobre as alterações fonoaudiológicas relacionadas com o uso de chupeta e mamadeira. É oferecido dez (10) vagas para alunos voluntários do Curso de Fonoaudiologia matriculados a partir do 5º Período. A carga horária exigida é de 4 horas/semanal nas Terças e Quintas no horário das 13:30 às 16:30. Vínculado a PROEX.

Contato:

Tel – (27) 3335 7531; (27) 9955 1446