Comunicação no autismo infantil: considerações sobre a relação criança-família

PROJETO DE PESQUISA

A presente pesquisa mapeará o perfil comunicativo das crianças atendidas na Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES). Tal mapeamento será relacionado com a percepção que os cuidadores tem da comunicação de seus filhos e contará, ainda, com a avaliação de aspectos relacionados às características apresentadas pelas crianças e com a adaptação sócio-comunicativa das mesmas.

São dois os objetivos gerais da pesquisa:

1) Traçar o perfil comunicativo de crianças com diagnóstico incluído nos Transtornos do Espectro do Autismo.

2) Relacionar a percepção familiar das dificuldades às habilidades comunicativas, sociais e de comportamento.

A pesquisa será realizada na AMAES e conta com a participação de cinco alunos do Curso de Fonoaudiologia. Os alunos, junto à coordenadora do projeto, terão contato sistemático com as crianças atendidas na instituição e, a partir de tal contato (que visa o estabelecimento de vínculo e a compreensão das particularidades de cada sujeito), serão feitas propostas terapêuticas nas áreas de comunicação e linguagem.

Telefones: +55 (27) 33357547

E-mail: li_miilher [at] hotmail.com ()