Inclusão Social, Tecnologia e Acessibilidade como Direito de Todos

PROJETO DE EXTENSÃO

Este projeto de extensão utiliza ferramentas e recursos tecnológicos utilizado nas visitas ao museu do corpo Humano para garantir acessibilidade às informações sobre saúde e comunicação humana aos visitantes com necessidades especiais. Peças específicas do museu recebem aparato audio-fônico, texto em Braille e localização espacial específica para uso dos visitantes de forma independente e eficaz. São utilizados aplicativos, tablets e portable on demand (Ipods) como recursos tecnológicos. As visitas audio-fônicas e gráficas guiadas descrevem as peças em detalhes (anatomicamente e funcionalmente). A troca de experiências, relatos e vivência proporciona desenvolvimento crítico e humano de igualdade entre os seres, concretizando uma realidade inevitável nos dias de hoje. Assim, metas são atingidas com pessoas com necessidades especiais mais independentes, diminuindo suas limitações e aumentando suas capacidades.

Vinculado ao Museu de ciências da Vida da UFES, o projeto é realizado no departamento de Morfologia e de Educação Integrada em Saúde. É oferecido 01 vaga para monitor bolsista (bolsa PROEXT) e 01 vaga para aluno monitor voluntário (vaga para voluntário disponível) que atuam diretamente nas visitas ao museu, nas exposições realizadas e na confecção dos materiais do projeto.

MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA UFES - http://www.ufes.br/corpohumano

Contato: cfiorin [at] terra.com.br