Indicadores de resiliência em crianças com câncer em dois momentos do tratamento.

PROJETO DE PESQUISA

O câncer pediátrico representa um contexto adverso, que coloca a criança e sua família em uma situação de risco e vulnerabilidade. É coerente a preocupação com aspectos psicossociais do diagnóstico e tratamento da doença, principalmente pela constatação do aumento da sobrevida e de cura desses pacientes, abrindo espaço para uma atenção global da criança. Tem-se como objetivo analisar mudanças nos indicadores de resiliência de crianças com câncer e suas famílias em dois momentos: Fase 1 (diagnóstico) e Fase 2 (após 2 meses). Participarão da pesquisa 15 crianças, 6 a 12 anos, em tratamento no hospital de referência da Grande Vitória/ES. Os pais e/ou responsáveis atuarão como informantes. No momento do diagnóstico responderão aos instrumentos de avaliação de risco psicossocial (Psychosocial Assessment Tool/PAT); competência social e problemas de comportamento da criança (CBCL); variáveis sociodemográficas e clínicas da criança (Critério de Classificação Econômica do Brasil/CCEB; e Prontuário médico). Após dois meses, responderão novamente aos instrumentos a fim de verificar possíveis mudanças. Dados serão submetidos à análise descritiva, com cálculo de frequência e comparação de fases. Espera-se contribuir para uma compreensão mais global das variáveis que compõem o contexto de resiliência no câncer infantil, direcionando ações de suporte à família e a criança. OBJETIVO: analisar mudanças nos indicadores de resiliência de crianças com câncer em dois momentos: a fase do diagnóstico (Fase 1) e a fase do tratamento ambulatorial (Fase 2), cerca de dois meses após o diagnóstico, inscritas em um hospital infantil da rede pública de referência na Grande Vitória/ES.

Esta pesquisa está vinculada ao projeto de mestrado “Do diagnóstico ao tratamento: compreendendo o processo de enfrentamento da criança com câncer”, da mestranda Fernanda Rosalem Caprini, e conta com uma bolsista de Iniciação Científica (Bolsa Facitec) do curso de Psicologia da UFES.

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