A inserção da disciplina Libras na área da Fonoaudiologia: deslocamentos conceituais e pontos de contato

PROJETO DE PESQUISA

Pensar a inserção da disciplina Libras nos cursos de Fonoaudiologia é uma questão do nosso tempo. E para isso é fundamental levar em conta os momentos históricos da trajetória desse profissional, fonoaudiólogo, desde a constituição do seu campo de atuação até os dias atuais. As mudanças de representação sobre surdos e sobre a surdez passam a influenciar desde a formação, até o dia a dia na prática exercida nas clínicas e até mesmo nas escolas onde surdos estejam inseridos. Incluindo a orientação a familiares e outros sujeitos envolvidos no processo.

Objetivos:

- Analisar como a Libras, enquanto área de conhecimento, vem sendo inserida na área da Fonoaudiologia;

- Discutir os conceitos e representações sobre surdos e surdez na área da Fonoaudiologia na área dos Estudos Surdos;

- Discutir o processo histórico que constitui a formação dos profissionais da Fonoaudiologia;

- Relacionar a formação desse profissional e os discursos desenvolvidos sobre surdos e a surdez;

- Analisar o efeito da cristalização do olhar sobre o sujeito surdo produzido no atendimento;

- Relacionar as políticas linguísticas para os sujeitos surdos e os deslocamentos desenvolvidos na área a partir da instituição legal da disciplina Libras;

- Produzir um estado-da-arte das produções da área da Fonoaudiologia sobre a Libras;

- Perceber as possibilidades do diálogo das áreas como potência no atendimento ao sujeito surdo.

É realizado em vários espaços, com atividades diárias tanto nas aulas da disciplina quanto em horários de estudo. Participação no Projeto de acessibilidade do sujeito surdo no Museu de Ciência da Vida com as traduções em Libras nas exposições.

Vinculado ao PRPPG/ FAPES.

Contatos:

Email – luczarina [at] yahoo.com.br; lucyenne.machado [at] ufes.br