Maturação do sistema nervoso auditivo e o desenvolvimento de habilidade auditivas após privação sensorial

PROJETO DE PESQUISA

Estudos têm mostrado que, mesmo após um período de privação sensorial, o sistema nervoso auditivo é plástico, sendo capaz de se reorganizar e se adaptar a novas experiências sensoriais (Ponton et al, 2001, Manrique et al, 1999). Os potenciais evocados auditivos têm sido utilizados como medida objetiva para inferir  sobre a funcionalidade e maturação do sistema nervoso auditivo central (SNAC) (Sharma et al., 2002, 2005). Assim, esse projeto busca entender e descrever as mudanças ocorridas nas vias auditivas, após a estimulação acústica por meio dos dispositivos eletrônicos, em pacientes com perda auditiva, fornecendo subsídios importantes em relação aos benefícios ocasionados pela intervenção no período de plasticidade neural. OBJETIVOS: Investigar a maturação do sistema nervoso auditivo por meio de medidas eletrofisiológicas em pacientes com perda auditiva e usuárias de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear; Estudar o desenvolvimento de habilidades auditivas em pacientes antes e após intervenção fonoaudiológica. Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal, qualitativo–quantitativo.

O estudo é desenvolvido no núcleo da audição do departamento de educação integrada em saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. Participarão da pesquisa neonatos, crianças, jovens e adultos com diagnóstico de deficiência auditiva atendidos no núcleo da audição. Os sujeitos de pesquisa serão submetidos a avaliação transversal e/ou longitudinal  da audição por meio  dos potenciais evocados auditivos.Dois monitores participarão do projeto e  dois voluntários inseridos em outros projetos.

Contatos:

Email –  mgafono [at] yahoo.com.br