Orientação fonoaudiológica pré e pós operatória a pacientes com câncer de cabeça e pescoço

PROJETO DE EXTENSÃO

A orientação fonoaudiológica pré-operatória e pós-operatória a pacientes com indicação cirúrgica para remoção de câncer de cabeça e pescoço permite, além do estabelecimento de vínculo com os pacientes antes da reabilitação, a possibilidade de explanar sobre as mudanças fisiológicas advindas da cirurgia que poderão comprometer as funções de respiração, deglutição, mastigação e fonação. É um momento de elo com os pacientes que permite esclarecer eventuais dúvidas sobre a cirurgia e as sequelas pós-cirúrgicas, informar sobre a importância da reabilitação fonoaudiológica e a oportunidade de amparar, de forma humanizada, pacientes e familiares.

Objetivo Geral: Fornecer orientações pré e pós-operatórias aos pacientes selecionados para cirurgia por câncer de cabeça e pescoço.

Objetivos Específicos:

- Explicar e esclarecer dúvidas sobre a cirurgia que o paciente será submetido;

- Explanar sobre as possíveis limitações e dificuldades em relação à respiração, deglutição, mastigação e/ou fonação pós cirurgia;

- Informar o paciente sobre as possibilidades de reabilitação em relação à respiração, deglutição, mastigação e/ou fonação;

- Estabelecer vínculo com o paciente.

As orientações pré-operatórias são realizadas na casa 3 do Hospital Universitário (HUCAM) da UFES, juntamente com a equipe médica do Setor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. As orientações pós-operatórias são realizadas quando os pacientes são liberados para os leitos do HUCAM. O trabalho é coordenado pela Prof. Dra Michelle Ferreira Guimarães e conta com a participação dos alunos do oitavo período do Curso de Fonoaudiologia, com uma vaga para monitoria voluntária. Vínculo PROEX – UFES.

Contatos:

Email – guima.michelle [at] gmail.com