Relatório da Campanha da Voz 2012 - UFES

CAMPANHA NACIONAL DA VOZ 2012 – UFES, CREFONO6 E SBFa
“SEJA AMIGO DA SUA VOZ”
Temática: “UNIDOS PELA VOZ, COMUNICAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA”

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Voz do Espírito Santo – VozES
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS:
Profa Ms Carolina Fiorin Anhoque – 2748-ES (6ª região) – Coordenadora da campanha
Liga Acadêmica da Voz do Espírito Santo – LAVOZES UFES

As atividades propostas e realizadas priorizaram a qualidade de vida, cidadania e comunicação da população. Para tanto, foram realizadas Orientações sobre Saúde Vocal, Triagens vocais, Avaliações Laringológicas e Fonoaudiológicas com foco nos servidores públicos e na população. Além disso, foi aberto um espaço democrático para discussão com fonoaudiólogos e médicos sobre políticas públicas em voz no ES. O Núcleo de Voz do Espírito Santo – VozES, coordenou a campanha e fez parceria com o departamento de Medicina especializada da Universidade Federal do Espírito Santo, no Campus de Maruípe (Ambulatório de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do Hospital Universitário Cassiano Moraes – HUCAM), nos dias 18 e 19 de abril.

As ações contaram com o apoio da Liga Acadêmica da Voz do Espírito Santo – LAVOZES, com equipe composta por: Acadêmicos de Fonoaudiologia, Fonoaudiólogas, Laringologistas e Residente de Medicina. Além disso, na noite do dia 19 de abril, organizamos a Sessão Pública: “A Força da Voz” na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, que consistiu em palestras e debates sobre as conquistas e perspectivas da saúde vocal no ES e em todo o país. A campanha foi amplamente divulgada pela assessoria de Comunicação da UFES em parceria com a Coordenadora do VozES – Profa Carolina Anhoque. Abaixo, segue alguns dados:

•  World Wide Web:

• O site da UFES divulgou teasers com divulgação do evento dos dias 18 e 19 de Abril como estratégia de alerta para população acadêmica, servidores e população geral. A informação ficou no site até o final da campanha no item “Mais Notícias” http://portal.ufes.br/node/2537. O portal da UFES está no ar há pouco mais de um ano e já registrou mais de 4 milhões de acessos. Não temos medida semanal, mas observamos impacto e reflexo da divulgação do teaser.
• O site do curso da Fonoaudiologia UFES divulgou a campanha na primeira página http://www.fono.ufes.br/18-e-19-de-abril-campanha-da-voz-ufes-2012
• Twitter, Facebook e e-mail do curso e dos acadêmicos de Fonoaudiologia (Ultrapassa 500 seguidores em nossas redes).

•  Material impresso:

• Foram distribuídos 500 folders disponibilizados pelo CREFONO
• 200 FAQs impressos pela gráfica universitária da UFES. Material elaborado pela SBFa
• 100 protocolos de Qualidade de Vida em Voz

•  Material digital, atendimentos clínicos:

• Foram realizadas 20 exames de videolaringoscopias no ambulatório de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia do HUCAM – UFES
• Pacientes em potencial para fonoterapia foram encaminhados para o serviço ou encaixados na fila de espera.

Obtivemos uma grande adesão e repercussão positiva, divulgação bastante ampla e comentada, procura da população em geral para informações. O apoio dos alunos, profissionais envolvidos e a contribuição de nossos patrocinadores foram essenciais para atingirmos nossa meta. Acreditamos que a população, professores e alunos orientados serão multiplicadores da informação.
Agradecemos ao Conselho Regional pela iniciativa e às Conselheiras regionais, à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e aos nossos patrocinadores.

Segue em anexo mais informações e fotos da campanha.