Resolução de conflitos: estratégias usadas por crianças de 10 e 11 anos

PROJETO DE PESQUISA

Resolver conflitos é uma tarefa que exige habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. Em nossa sociedade, vemos o aumento de relações conflituosas e, ao mesmo tempo em que a iniciativa de resolver problemas é valorizada, vemos também uma valorização inversa, a saber, a da violência como estratégia de coerção. Apesar desta instabilidade social quanto ao real papel da linguagem para aplacar ou dirimir desavenças, há um consenso silencioso que dita que com o desenvolvimento geral a soma de maiores habilidades linguísticas com uma maior vivência social, favorece o uso de estratégias de resolução de conflitos mais elaboradas, ou seja, de cunho mútuo. O fim da infância é uma época em que há maior interesse em afiliar-se a grupos sociais não-familiares, além de ser um momento em que o desenvolvimento da linguagem está, em termos gerais, concluído. Assim, torna-se uma época de grande interesse para o estudo das habilidades de resolução de conflito.

O principal objetivo da pesquisa é analisar as estratégias de resolução de conflitos utilizadas por crianças entre 10 e 11 anos.

A pesquisa será realizada com crianças sem queixas de linguagem inseridas em escolas regulares do município de Vitória.

Telefones: +55 (27) 33357547

E-mail: li_miilher [at] hotmail.com ()