Sobre a Graduação

Sobre a Fonoaudiologia:

Lei nº 6.965 de 1981, art. 1º , parágrafo único: Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz. 

Historicamente, a formação acadêmica em  Fonoaudiologia no Brasil, teve início nas décadas de 50 e 60, com a criação dos Cursos de Graduação com duração plena e titulação de bacharel e direito a mestrado e doutorado em Fonoaudiologia.

Sancionada em 09 de Dezembro de 1981, pelo então presidente João Figueiredo, a Lei n° 6965 regulamenta a profissão de fonoaudiólogo, sendo comemorado nesta data o ‘Dia do Fonoaudiólogo’.

 
 
Sobre o Curso na UFES:
 
O processo de implantação da Graduação de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo– UFES, teve início no ano 2007. Pertence ao Departamento de Fonoaudiologia, localizado no Centro de Ciência da Saúde – CCS.  Prioriza a integralidade e multidisciplinaridade do ensino, compromete uma formação profissional generalista, humanista, reflexiva e crítica, desenvolvendo pesquisas no âmbito do conhecimento científico, em benefício da comunidade acadêmica e da população.  Os objetivos: desenvolver conhecimentos teórico-práticos construídos de forma interdisciplinar, pluralista, ética e humanizada articulados com disciplinas integradas e formar profissionais capacitados a prevenir, promover, diagnosticar e reabilitar aspectos da saúde da comunicação humana e seus distúrbios nas diferentes etapas da vida (bebês, crianças, jovens, adultos e idosos). As áreas de atuação no campo clínico-terapêutico, corporativo e preventivo das práticas fonoaudiológicas, são: voz, audição, motricidade orofacial, linguagem, fonoaudiologia educacional, disfagia, saúde coletiva, fonoaudiologia do trabalho, fonoaudiologia neurofuncional, gerontologia e neuropsicologia.
 
O Curso de Graduação em Fonoaudiologia é um dos mais novos cursos oferecidos pela UFES na área de saúde. Oferece 50 vagas anuais, divididas em duas entradas semestrais e tem como objetivo geral: Assegurar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva de Bacharéis em Fonoaudiologia, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. 

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910