Variáveis cognitivas, comportamentais e psicossociais de crianças com perda auditiva.

PROJETO DE PESQUISA

Considerando que a audição é essencial para a aquisição da linguagem falada, a perda auditiva pode se configurar em um fator de risco para o desenvolvimento global da criança, afetando as áreas cognitivas, linguísticas e sócio emocionais. Considera-se que tais características precisam ser descritas para a adequação de propostas de intervenção interdisciplinar no contexto da deficiência auditiva. Propõe-se como objetivo avaliar as habilidades cognitivas, lingüísticas e comportamentais de crianças com perda auditiva. Participarão 15 crianças diagnosticadas com perda auditiva (em qualquer grau), de ambos os sexos, 6 a 12 anos, em atendimento no Núcleo da Audição da UFES Seus pais e/ou responsáveis participarão como informantes. Serão utilizados os instrumentos: Raven Matrizes progressivas coloridas; o Teste de Desempenho Escolar; o Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras, a Lista de Verificação Comportamental para Crianças/adolescentes, e Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais. Dados psicossociais e clínicos também serão obtidos. Os dados serão submetidos à análise estatística descritiva, buscando analisar as relações entre habilidades cognitivas, lingüísticas e comportamentais das crianças. Intenta-se contribuir para uma compreensão mais global das variáveis que compõem o desenvolvimento global da criança com perda auditiva, direcionando as ações de suporte cognitivo e psicossocial a essa população. OBJETIVO: Pretende-se identificar e analisar os fatores de proteção relacionados às crianças, tais como suas habilidades cognitivas e características comportamentais que podem contribuir para resultados de desenvolvimento mais adaptativos.

Esta pesquisa compõe dois estudos, a saber: “Habilidades cognitivas, linguísticas e acadêmicas de crianças com perda auditiva” e “Habilidades sociais e problemas de comportamento em crianças com perda auditiva”, os quais contam com a participação de 02 alunos de Iniciação Científica do curso de Fonoaudiologia, sendo um voluntário e, outro, bolsista, respectivamente.

Contato:

Email –  alessandrabmotta [at] yahoo.com.br