Vida do Estudante e Residente da Área da Saúde (VERAS)

PROJETO DE PESQUISA

O Projeto VERAS – Vida de estudante e de residente na área da saúde é um estudo multicêntrico, que tem como instituição responsável a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), visa conhecer as percepções dos estudantes, especificamente neste projeto estudantes de Fonoaudiologia, sobre aspectos da vida acadêmica e pessoal e ambiente de ensino. No Espírito Santo, o projeto é executado com os alunos de fonoaudiologia da UFES, coordenado pela Profa Carolina Fiorin Anhoque.

É realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa, utiliza uma plataforma eletrônica própria para coleta dos dados, constituída de instrumentos de avaliação de qualidade de vida, sono, ansiedade e depressão, estresse, resiliência e empatia, todos validados para português. Os alunos selecionados de forma cega e randomizada devem acessar a plataforma e responder os questionários. Alunos não randomizados que queiram participar podem acessar no link “voluntário” e contribuir para compreensão do perfil do aluno.

Projeto Registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFES (PRPPG - 3196/2011).

Plataforma  http://veras.logicamix.com

Contatos:

cfiorin [at] terra.com.br

vlgarcia [at] uol.com.br (SBFa)