Aspectos Fisiológicos do Recém-nascido durante a oferta da dieta no copo e na sonda-dedo.

PROJETO DE PESQUISA
O copo e a “sonda-dedo” são técnicas de nutrição realizadas para facilitar a alimentação ao seio materno, e que em alguns casos podem gerar desconforto e alterações nas respostas fisiológicas como: a frequência cardíaca e saturação de oxigênio no sangue. Desta forma, com o uso de exame complementar, a oximetria de pulso vem sendo utilizada como avaliação clínica fonoaudiológica junto ao berço do recém-nascido, e seus resultados conferem à possibilidade de verificar alterações de deglutição. OBJETIVO: Mensurar e comparar os aspectos fisiológicos do recém-nascido durante a aplicação da técnica do copo e sonda dedo.

A pesquisa é realizada no setor da Maternidade do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes. Os alunos selecionados e treinados realizam a avaliação em três etapas: (1) Coleta no prontuário do recém-nascido para a obtenção dos dados de identificação, (2) Ordenha de 10ml do leite materno no banco de leite para ser oferecido ao recém-nascido e (3) Oferta da dieta no copo ou na sonda dedo com o uso do oxímetro de pulso. É oferecido cinco (5) vagas para alunos voluntários do Curso de Fonoaudiologia matriculados a partir do 5º Período. A carga horária exigida é de 5 horas/semanal nas Terças e Quintas no horário das 13:30 às 16:30.

Contato:

Tel – (27) 3335 7531; (27) 9955 1446