Avaliação do Sinal Elétrico dos Músculos Masseter e Supra-hióideos durante a deglutição em indivíduos com Doença de Parkinson.

PROJETO DE PESQUISA

Os indivíduos com Doença de Parkinson (DP) nos estágios inicial e intermediário da doença apresentam alterações na fonação e na articulação da fala e, em estágios mais avançados estes sujeitos referem queixas na deglutição. Com isso, a pesquisa realiza avaliação nos indivíduos com DP por meio da Eletromiografia, que é um exame não invasivo, capaz de registrar os potenciais de ação que ocorrem por meio da ativação voluntária do músculo ou da resposta à estimulação elétrica durante a deglutição.

OBJETIVO: Analisar o padrão de atividade elétrica dos músculos masseter e supra-hióideos durante a deglutição em indivíduos com diagnóstico de Doença de Parkinson.

A pesquisa é realizada no ambulatório da CASA 5 do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes no Programa de Atendimento Multidisciplinar para Portadores de Doença de Parkinson.

Os alunos selecionados e treinados aplicam o protocolo de entrevista fonoaudiológica e o protocolo de avaliação do sinal elétrico, que é dividido em seis (6) etapas: 1. Preparo para o exame, 2. Colocação dos eletrodos, 3. Realização da função de deglutição, 4. Normalização de sinal, 5. Registro da atividade de repouso (ou atividade Basal) – RP, e na sexta etapa será realizado a interpretação e análise do Sinal Elétrico. É oferecido cinco (5) vagas para alunos voluntários do Curso de Fonoaudiologia matriculados a partir do 5º Período. A carga horária exigida é de 5 horas/semanal na Quinta no horário das 13:00 às 16:30.

Contato:

Tel – (27) 3335 7531; (27) 9955 1446