LEDA - Leitura, Escrita e Dificuldades de Aprendizagem

PROJETO DE PESQUISA

A facilidade com que um leitor hábil extrai significado de formas ortográficas (as palavras) pode levar a uma falsa impressão de que a prática de leitura é um processo tão natural quanto o de aprender a falar, por exemplo. Porém, as crianças não adquirem de maneira natural e inconsciente a língua escrita como acontece com a língua oral, isto é, aprender a ler e a escrever requer ensinamento explícito e treinamento (repetições, exercícios e muita leitura). Sendo assim, nos deparamos com um índice imenso de problemas de aprendizagem, analfabetismo funcional e um sistema educacional precário no nosso País. Cerca de 90% das crianças em idade escolar apresentam defasagem nas áreas de leitura e escrita. Esse índice está em desacordo com o esperado, visto que a prevalência mundial de indivíduos com Transtorno de Leitura (Dislexia) é cerca de 10%. Fica clara a necessidade de estudarmos melhor o que ocorre e darmos suporte às nossas escolas, bem como à nossa população que é carente de um sistema educacional eficaz, de acordo com os próprios índices das pesquisas do Governo. OBJETIVO: Investigar as possíveis causas de Dificuldades de Aprendizagem no Estado do ES; Investigar o desempenho em leitura de alunos com e sem dificuldades específicas de aprendizagem e de comportamento; Investigar o desempenho em escrita de alunos com e sem dificuldades específicas de aprendizagem e de comportamento; Investigar as características da leitura de alunos com transtornos de aprendizado; Investigar as características de escrita de alunos com transtornos de comportamento.

Projeto desenvolvido no ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM), conta com 2 monitoras voluntárias e em breve abrirá mais 5 vagas para monitores voluntários trabalharem com a Avaliação da Linguagem e um Programa de “Remediação” para crianças com dificuldades de aprendizagem.

Contatos:

Email –  albuquerque.guiomar [at] gmail.com